Movimento Escoteiro: Uma Organização Contemporânea

09/04/2013 22:08

 

MOVIMENTO ESCOTEIRO: UMA ORGANIZAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Eng. Bibiana Zanella Ribeiro

O Escotismo, fundado pelo militar inglês Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos e valoriza a participação de pessoas de todas as origens sociais, raças e crenças. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Lei e Promessa Escoteira. Através de atividades progressivas, atraentes e variadas, o escotismo visa despertar o interesse do jovem para que estes assumam o seu próprio desenvolvimento físico, intelectual, social, afetivo, espirituais e de caráter, tornando-se cidadãos responsáveis, ativos e úteis à sociedade.

                Nos primórdios do Movimento, em Londres, Baden-Powell publicava técnicas ao ar livre em fascículos em bancas de revistas, com instruções como fazer fogueiras, alimentos, abrigos, rastrear animais, saúde e higiene, mapas e orientação pela natureza, etc. Os jovens da época compravam as revistas e executavam com seus companheiros nas horas livres. Esses amigos começaram a reunir-se em grupos, com auxílio de adultos, para realizar as atividades educativas propostas de forma organizada e regulamentada. Com o avanço da tecnologia e da informação, o Movimento Escoteiro precisou se adaptar às novas necessidades dos jovens e da sociedade, se tornando mais dinâmico. A nomenclatura MOVIMENTO ESCOTEIRO já demonstra que a evolução é necessária.

                Após um período de declínio visível em número de integrantes, o Movimento ergue-se novamente durante os anos 2000 com a atualização do Programa Educativo, mais moderno, atraente, flexível e mais próximo da vivência atual dos jovens, mas sem perder o conceito e a identidade original proposta pelo fundador B-P.

                As mudanças no Programa Educativo são percebidas principalmente na forma avaliação e de percepção do jovem pelo seu desenvolvimento. Antes a avaliação era de certa forma fechada, com alguns ensinamentos que nos dias de hoje são obsoletos. Após as mudanças, as avaliações são abertas: o jovem desenvolve atividades propostas para desenvolver as competências necessárias à sua idade. Além disso, o jovem entende que deve assumir seu desenvolvimento continuamente nas diversas áreas, tornando-o responsável pelo futuro dentro e fora da organização e pelo seu próprio futuro individual.

                De tudo isso, podemos perceber que as características das mudanças e nos ensinamentos passados pelo Movimento Escoteiro assemelham-se com as transformações ocorridas nas demais organizações. Incentivar criatividade, inovação, e despertar sentimento de valorização nas pessoas são exemplos disso. Inclusive é possível notar essas características mesmo antes da atualização do Programa Educativo, mesmo de forma mais branda. O adulto, comparando com o gestor, deve ser o líder que desperte nos jovens a vontade de ser pró-ativo em suas atividades cotidianas. Vendo mais à frente, os jovens de hoje que praticam o Escotismo terão mais facilidade quando ingressarem no mercado de trabalho, pois já entendem os princípios organizações contemporâneas desde cedo.

                 

União dos Escoteiros do Brasil: Representante nacional da Organização Mundial do Movimento Escoteiro e Instituição de Educação Extra-escolar reconhecido pelo Decreto-lei  nº 8,828 de 24/01/1946.

Números: Atualmente o Movimento reúne mais de 28 milhões de Escoteiros em mais de 146 países e territórios. No Brasil, à partir de 1910 quando o movimento chegou ao Rio de Janeiro, já passaram mais de 250 milhões de pessoas. São mais de 1.100 Grupos Escoteiros por todo o país, proporcionando atividades para cerca de 70.000 jovens de todas as idades, contando com 40.000 voluntários adultos.

 

Fontes:

https://www.escoteiros.org.br

https://www.escoteiros.org.br/arquivos/documentos_oficiais/diretrizes_nacionais_para_gestao_de_adultos.pdf

https://www.escoteiros.org.br/arquivos/trabalhos_academicos/o_escotismo_como_opcao_de_investimento_em_educacao_nao_formal.pdf

https://www.escoteiros.org.br/arquivos/relatorios_anuais/relatorio_anual_2007.pdf

https://www.escoteiros.org.br/arquivos/relatorios_anuais/relatorio_anual_2011.pdf

https://www.escoteiros.org.br/arquivos/programa/Escotistas_em_acao_ramo_lobinho.pdf (mensagem pg. 03)

https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1679-33902011000200010&script=sci_arttext

https://www.isegi.unl.pt/docentes/acorreia/documentos/GC_competencias_inov_e_competitividade_APSIOT.pdf